English Version youtube home

Companhia Textil de Castanhal

Notícias

voltar

Revista Cafeicultura
08/11/2018

CASTANHAL APOSTA EM SACO DE 25 KG PARA CAFÉ ESPECIAL
De olho nas necessidades dos produtores de cafés de alto valor agregado, a Castanhal – Companhia Têxtil, maior fabricante de sacaria de juta do país, desenvolveu um novo saco de juta de 25 kg exclusivo para pequenos lotes especiais.

“Os produtores de grãos especiais têm necessidades diferentes de uma produção em larga escala, por isso desenvolvemos esse produto para que eles possam segregar lotes pequenos. Além disso, a sacaria de juta é a única que permite a coleta de amostras, facilitando o controle desses lotes”, explica Maurício Vasques, gerente comercial da Castanhal.
 
Vasques lembra ainda que o manuseio é facilitado com uma embalagem mais leve e que o saco de juta é o que melhor otimiza o espaço de armazenamento, inclusive em containers de exportação, a medida que seu empilhamento é mais eficiente que outros tipos de embalagens, alcançando pilhas de até 35 metros de altura. Já no container de 20 pés, a capacidade é de 767 sacos de 25 kg.

Outra vantagem de se embalar o café no saco de juta é que a fibra é uma reguladora natural da temperatura e umidade das áreas de estocagem ou transporte. “Isso garante a qualidade da bebida que chega ao consumidor mesmo após longos períodos de armazenamento”, diz Vasques.

Assim como os tradicionais sacos de juta de 60 kg, a sacaria mais leve é confeccionada com fibra natural e utiliza apenas aditivos orgânicos e óleos vegetais em seu processo de industrialização. O resultado é uma embalagem totalmente livre de hidrocarbonetos.

Vale lembrar que o saco de juta é biodegradável, ou seja, quando descartado ele se desintegra rapidamente sem deixar qualquer resíduo ou dano ambiental.

A nova embalagem pesa 262 gramas, tem 74cm x 63cm e será comercializada em fardos de 500 sacos. A marcação exclusiva para cada produtor é feita com tinta a base de água, para que não haja qualquer interferência no café.

Sobre a Castanhal

Criada em 1966, a Castanhal – Companhia Têxtil é a maior fabricante de produtos de juta do Brasil. Sua fábrica, com cerca de 1,5 mil funcionários, fica em Castanhal, no interior do Pará e conta ainda com uma filial em Manacapuru (AM) e um escritório comercial em São Paulo (SP).

Associada a GCP - Global Coffee Platform, empresa é a única fabricante de embalagens para café que possui o selo “Fair Trade” da Aliança Sustentável para o Comércio Justo (FairTSA, na abreviatura em inglês). A certificação foi conquistada diante da boa relação que a empresa tem com os mais de 15 mil ribeirinhos que produzem fibra de juta nas margens dos rios da Amazônia.

Os sacos de juta da Castanhal recebem a classificação Food Grade como ideais para embalar alimentos, além de possuir a certificação BSC Öko – Garantie, que atesta que as embalagens podem ser utilizadas por produtos orgânicos.