English Version youtube home

Companhia Textil de Castanhal

Notícias

voltar

ASSINTECAL
14/01/2019

Castanhal lança nova coleção de fios de juta
A Castanhal – Companhia Têxtil, a maior fabricante de produtos de juta do país, está lançando uma nova coleção de fios de juta. Ao todo serão 18 novos produtos que vão agregar ao portfólio da empresa fios coloridos, mistos com algodão reciclado, com multifilamentos e engomados especiais.

A nova linha de fios, que chama a atenção por ser totalmente sustentável, será apresentada durante o INSPIRAMAIS, evento que acontece nos dias 15 e 16 de janeiro dedicado ao lançamento de novos materiais para empresas dos segmentos calçadista, confecção, moda e moveleiro. 

O objetivo do lançamento foi justamente expandir o portfólio de produtos para oferecer mais opções ecológicas e sustentáveis aos clientes. Vale lembrar que a Castanhal já comercializa mais de 50 tipos de fios, que incluem crus, retorcidos, singelos, coloridos, engomados e metalizados em ouro e prata, dentre vários outros.

A linha completa da Castanhal é reconhecida por ser composta de produtos ecológicos e amigos da natureza, uma vez que os fios de juta são biodegradáveis, ou seja, quando descartados se desintegram rapidamente sem deixar qualquer resíduo no meio ambiente.

A nova linha de fios deve chegar ao mercado em janeiro de 2019 e será comercializada também em “baby cones” de 500 gramas. Os produtos poderão ser encontrados no varejo, em revendedores e lojas especializadas, ou no atacado direto com a Castanhal.

Juta, a fibra sustentável
A juta é uma fibra natural cultivada nas áreas de várzea dos rios da Amazônia de forma artesanal por mais de 15 mil famílias de ribeirinhos que tem nessa cultura sua única fonte de renda.  As plantações não desmatam a floresta, já que usam apenas as margens alagadiças dos rios onde não há mata perene. O cultivo dispensa o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

No processo de transformação da fibra em tecido, realizado na fábrica da Castanhal, são utilizados apenas aditivos orgânicos e óleos vegetais. Isso, associado às características naturais da planta, faz com que os produtos de juta sejam totalmente biodegradáveis. 

Graças a esse processo de produção, realizado de forma social e ambientalmente correto é que se pode dizer que os fios e telas de juta são mais uma alternativa ecológica disponível ao mercado de moda e artesanato. 

Sobre a Castanhal
Criada em 1966, a Castanhal – Companhia Têxtil é a maior fabricante de produtos de juta do Brasil. Sua fábrica, com cerca de 1,5 mil funcionários, fica em Castanhal, no interior do Pará e conta ainda com uma filial em Manacapuru (AM) e um escritório comercial em São Paulo (SP).

Atualmente, a empresa é maior fornecedora do país de sacaria para produtos agrícolas. Seus sacos possuem certificações como os selos “Fair Trade” da Aliança Sustentável para o Comércio Justo (FairTSA, na abreviatura em inglês) e Pesticide Free, que garante que não há a utilização de pesticidas.

A empresa desenvolve há mais de dez anos fios e telas voltados para o mercado de moda, artesanato, tecelagem, calçadista e decoração. Atualmente é a única fabricante nacional a atender esses setores.