English Version youtube home

Companhia Textil de Castanhal

Notícias

voltar

Entenda como a juta ajuda a preservar a natureza
02/06/2016

Semana Mundial do Meio Ambiente
A Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre 30 de maio e 5 de junho, é uma boa oportunidade para lembrarmos que nossas escolhas no dia a dia têm um grande impacto no consumo dos recursos naturais. Por isso, adotar materiais que não agridem a natureza e ajudam a preservar o meio ambiente é uma das formas mais fáceis de ajudar na preservação do planeta.

A juta, sem dúvida alguma, está nesse grupo de materiais amigos da natureza. A fibra natural que alia moda e ecologia é transformada em fios e tecidos que são utilizados como matéria-prima na confecção de vários produtos. A juta pode estar em sacolas, bolsas, tapetes, sapatos, mochilas, peças de decoração, panos de prato, chapéus, roupas, etc. Basta usar a criatividade e você terá uma peça bonita, prática e que ajuda na preservação do meio ambiente. 

E por que a juta é ecológica? Porque todo o processo de produção, do plantio ao descarte do produto final, é realizado de forma ambientalmente correta. A juta é plantada no coração da Amazônia, nas várzeas dos rios Solimões e Amazonas. São áreas nas quais o ciclo anual de cheia dos rios impede o crescimento natural da floresta. 

A planta cresce nas margens dos rios quando o nível das águas diminui. O corte é feito seis meses depois, quando o rio volta a subir. Não é necessário o uso de queimadas para limpar o terreno, à medida que a cheia do próprio rio já se encarregou disso. A lama deixada também serve de fertilizante natural, tornando desnecessária a utilização de adubos químicos e agrotóxicos. 

No processo industrial dos tecidos de juta são utilizados apenas produtos naturais. Isto, associado às características da planta, faz com que o tecido de juta seja totalmente biodegradável, ou seja, quando a peça feita de juta é descartada, ela se desintegra completamente em menos de um ano sem deixar resíduo ou dano ambiental. 

O plástico utilizado em sacolas, por exemplo, leva mais de cem anos para se decompor. Justamente por isso, vários países criaram restrições às sacolas plásticas e no Brasil muitas cidades e Estados já estão discutindo leis que irão obrigar os supermercados a banir as sacolas de plástico que tanto poluem o meio ambiente. 

A confecção de peças de artesanato é outra área na qual os fios e tecidos de juta podem agregar um toque de rusticidade, beleza e elegância. Use juta e ajude na preservação da natureza.