English Version youtube home

Companhia Textil de Castanhal

Notícias

voltar

Dia do Meio Ambiente
05/06/2017

A JUTA E O MEIO AMBIENTE
O Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, é uma ótima oportunidade para lembrarmos como nossas escolhas têm um grande impacto no consumo dos recursos naturais. Por isso, adotar materiais que não agridem a natureza e ajudam a preservar o meio ambiente é uma das formas mais fáceis de ajudar na preservação do planeta.

A juta faz parte de um grupo de materiais amigos da natureza. A fibra natural trazida do Oriente é cultivada principalmente nas áreas de várzea dos Rios Solimões e Amazonas. Áreas nas quais o ciclo anual de cheia do rio impede o crescimento natural da floresta ou a prática de alguma cultura permanente.

O cultivo da juta é realizado por ribeirinhos. Atualmente, cerca de 15 mil famílias na Amazônia tem na juta sua única fonte de renda. Isso faz com que essas pessoas não se envolvam em atividades que agridam a Floresta Amazônica, como a caça e a pesca ou o trabalho em grandes plantações que provocam queimadas e desmatamentos.

A Castanhal – Companhia Têxtil compra a fibra dos ribeirinhos e a transforma em tecido em sua fábrica na cidade de Castanhal (PA). Nesse processo são utilizados apenas aditivos orgânicos e os óleos vegetais. Isso, associado às características naturais da planta, faz com que os tecidos de juta, além de serem retornáveis, também sejam totalmente biodegradáveis, ou seja, se desintegram totalmente quando descartados sem deixar resíduos ou dano ambiental.

Hoje a juta é utilizada principalmente para produção de sacos para embalar produtos agrícolas como café, batata, amendoim e castanha, dentre vários outros. É uma opção ambientalmente correta e sustentável que os produtores agrícolas e exportadores têm para atender a consumidores cada vez mais preocupados em como seus hábitos de consumo afetam a natureza.

Mas a juta também pode ser utilizada com grande destaquem em peças de moda, decoração e artesanato, como bolsas, tapetes, sapatos, mochilas, chapéus, roupas, etc. Basta usar a criatividade e você terá uma peça bonita, prática e que ajuda na preservação do meio ambiente. 

Use juta e ajude a nossa sociedade a ser mais sustentável.