English Version youtube home

Companhia Textil de Castanhal

Notícias

voltar

XIII Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata
29/08/2017

Saiba por que o saco de juta é a melhor embalagem para batata
O saco de juta sempre foi conhecido como um grande aliado do produtor de batatas porque é a embalagem que mais protege o tubérculo contra ameaças como o esverdeamento provocado pela luz solar e perdas ocasionadas no transporte e armazenamento do produto.

O que poucas pessoas sabem é a tecnologia que está por trás do saco de juta que faz com que ele seja a melhor opção de embalagem. Justamente por isso, a Castanhal – Companhia Têxtil participa do VIII Encontro de Produção e Abastecimento de batata, entre os dias 25 e 26 de outubro, em Holambra (SP).

Veja os motivos que explicam porque o saco de juta é a melhor opção para a batata:

Fibra natural
Pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (MG) mostrou que o saco de juta provoca menos danos durante o transporte e o armazenamento de batatas quando em comparação aos demais tipos de embalagens disponíveis no mercado.

De acordo com o estudo, os sacos sintéticos produzem de duas a três vezes mais perdas, dependendo do material empregado, do que a sacaria de juta. E a explicação para maior eficiência é simples: os sacos de juta são confeccionados com uma fibra natural.

O formato arredondado e a flexibilidade do fio e a maior massa do tecido são os fatores que proporcionam a maior proteção ao tubérculo. Essas características fazem com que o saco de juta consiga amortecer os impactos provocados durante o transporte, principalmente em longas distâncias.

A sacaria de material sintético, por outro lado, fere a pele da batata porque é feita com fitas mais duras e cortantes que, com os atritos provocados durante o transporte, ao invés de amortecer vão raspando no tubérculo e provocando lesões.  

Vedação
O estudo da Universidade Federal de Uberlândia também apontou que o saco de juta é mais eficiente na proteção contra a ação da luz solar e o consequente esverdeamento da batata. 

Os pesquisadores acompanharam a evolução do tubérculo por 30 dias em diversos tipos de sacos e concluíram que ao longo de todo o período, as batatas armazenadas na sacaria de juta estavam em melhores condições que os produtos mantidos em outros materiais.

Isso ocorre porque o saco de juta tem uma vedação maior que seus concorrentes, o que resulta em uma menor passagem de luminosidade e maior proteção contra o esverdeamento.

Biodegradável
No processo de fabricação dos sacos de juta, a Castanhal utiliza apenas óleos vegetais. Isso associado à composição natural da planta faz com que a sacaria de juta seja 100% biodegradável, ou seja, quando descartado, o saco de juta se decompõe rapidamente sem deixar resíduos ou danos ambientais.

Sustentável
A produção nacional de juta é toda realizada na Amazônia. Cerca de 15 mil famílias de ribeirinhos têm na cultura uma alternativa de renda a atividades que agridem a floresta como a caça e a pesca ilegais. Utilizar o saco de juta é mais um trunfo disponível para produtores e compradores preocupados com sua imagem junto ao exigente mercado consumidor.