English Version youtube home

Companhia Textil de Castanhal

A Castanhal

voltar
Responsabilidade Sócio Ambiental
A Castanhal é uma empresa que protege o meio ambiente e defende a integração do homem à natureza de forma sustentável. O cultivo da juta é uma cultura que está totalmente integrada ao bioma amazônico pois é plantada nas calhas dos rios sem provocar queimadas ou desmatamentos. Também não são utilizados agrotóxicos, herbicidas ou fungicidas. A adubação é naturalmente feita pelo húmus deixado pelas cheias dos rios amazônicos.

O cultivo da juta também é responsável por levar renda para as famílias do interior da Amazônia. Como os terrenos de plantio são pequenos, a produção de juta é realizada manualmente por famílias de ribeirinhos. Atualmente cerca de 15 mil famílias nos Estados do Amazonas e Pará têm na juta sua única fonte de renda.

Este trabalho faz com que essas famílias não precisem se envolver em atividades que agridam a Floresta Amazônica como a caça ou pesca predatória e grandes plantações que provoquem queimadas e desmatamentos. A alternativa de renda proporcionada por essa cultura também ajuda a fixar o homem no campo e evita o êxodo dos ribeirinhos para as periferias das grandes cidades da Região Norte.
imagem /imagens/responsabilidade-socio-ambiental.JPG
Já o processo industrial de transformação da fibra de juta em tecido é livre de hidrocarbonetos e não gera efluente. Suas características naturais fazem com que o produto final seja totalmente biodegradável e, quando descartado, não deixe qualquer resíduo no meio ambiente.

Toda a produção da Castanhal é certificada pela BCS, uma certificadora independente de produtos ecológicos com sede na Alemanha. O selo BCS – reconhecido por toda a União Européia, EUA e Japão – garante que os produtos de juta da Castanhal sejam compatíveis com os preceitos da agricultura orgânica.

De nada adianta, porém, se preocupar com o meio ambiente e esquecer as pessoas. É por isso, que a Castanhal investe constantemente na melhoria da qualidade de vida de seus funcionários e colaboradores. Dentre várias ações realizadas, a empresa criou o clube dos operários, que conta com um conjunto poliesportivo composto por piscina olímpica e infantil, campo de futebol oficial gramado, quadras de vôlei e futebol de salão, salão de jogos e dança e bar.

A segurança no trabalho é outra grande preocupação da companhia. A Castanhal tem como uma de suas prioridades a prevenção de acidentes de trabalho. Através da inspeção e identificação de todos os riscos existentes na fábrica, a empresa busca a manutenção de um ambiente seguro e saudável.

A companhia também mantém na cidade de Castanhal (PA) a Escola Brenno Pacheco Borges para os filhos dos funcionários, voltada à educação infantil, atendendo alunos desde a alfabetização inicial até a 4ª série. Além disso, há um programa permanente de incentivo à educação através de convênios escolares, bem como de bolsas de estudos destinadas aos funcionários.

Graças a ações como essas e ao patrocínio de entidades de apoio à criança e ao adolescente, a companhia conquistou o selo da Abrinq por ser uma empresa amiga da criança.