Realizada no Museu da Casa Brasileira, 10ª edição do evento celebra a natureza com programação gratuita e ações sustentáveis, destacando cenografia em juta Castanhal.
A Castanhal Companhia Têxtil, maior processadora de fibra de Juta do país, é uma das novidades da 10ª edição do Mercado Manual, que acontece nos dias 4 e 5 de maio (sábado e domingo), das 10h00 às 20h00, no Museu da Casa Brasileira. A presença da Castanhal está na cenografia do evento, em um espaço inspiracional com amostras de peças de decoração, acessórios e aventais em Juta e em uma Oficina de Macramê com fio de Juta.
Além de incentivar a cultura feita à mão com 114 expositores, o MM10 apresenta a temática “Mãe Terra”, com oficinas gratuitas e intervenções ligadas à sustentabilidade. Moda, design e casa, arte, joias e bijoux, artigos infantis, botânica, beleza e bem-estar são algumas das categorias dos artesãos contemporâneos desta edição; além de praça gastronômica com opções diversificadas de comidas e drinks artesanais. Como em outras edições, haverá projeto exclusivo, assinado pelo ErêLab, dedicado às crianças.
Juta no MM10: Cenografia, Inspiração e Oficina
Na Oficina “Macramê com fio de Juta”, que será realizada por Clau Gonzaga no dia 04.05, às 17h00, os participantes aprenderão a técnica de tecer fios de Juta manualmente, sem qualquer tipo de máquina ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual, na qual, trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições deverão ser feitas ..... duas horas antes do horário da oficina, no local.
As organizadoras do Mercado Manual e à frente da Rede Manual, as sócias Daniela Scartezini, Karine Rossi e Patricia Toledo, declaram: “A participação da Castanhal no evento traz para o artesanato artístico diferenciais de inovação e sustentabilidade cada vez mais valorizados pelo consumidor contemporâneo”. (sugestão em aprovação – se demorar, tiramos e soltamos no pós-evento)
Sheila Martins, coordenadora de marketing da Castanhal, avalia: “Nossa participação no Mercado Manual representa uma oportunidade de apresentar para um público qualificado e criativo novas formas de uso e aplicação das nossas telas e fios de Juta, que será cada vez mais valorizada por seus diferenciais de sustentabilidade: é natural, biodegradável, orgânica e pesticide free”.
Juta
Cultivada na região Amazônica por cerca de 15 mil famílias ribeirinhas, a fibra de juta é 100% sustentável no seu plantio e no seu processamento. A Castanhal Companhia Têxtil, maior processadora de fibra de juta do país, oferece ao mercado uma matéria-prima de qualidade, versátil e totalmente integrada ao bioma amazônico, sem provocar queimadas ou desmatamentos e sem a utilização de agrotóxicos, herbicidas ou fungicidas, com adubação natural feita pelo húmus deixado pelas cheias dos rios amazônicos. Tudo isso confere à Castanhal as certificações de preceito orgânico pela BCS Oko, Fairtrade (comércio sustentável, justo e solidário) e Pesticide Free.
Sobre a Rede Manual
A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, qualificação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador, e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como o Mercado Manual, em oficinas e no site:
www.redemanual.com.br.