BLOG
Companhia Têxtil de Castanhal anuncia pegada de carbono negativa e apresenta sua política de ESG na SIC 2022

Fique por dentro das novidades e lançamentos da Castanhal.

Maior fabricante de juta do Ocidente apresenta seus investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação aliados ao compromisso de mais de meio século com a preservação ambiental em sua linha de sacarias para cafés especiais


A Semana Internacional do Café (SIC) 2022 começa nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, e se estende até sexta-feira, dia 18, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). No décimo ano do evento, a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) apresenta sua política de ESG, que permeia a cadeia produtiva da juta - da seleção de sementes à industrialização.

Ciente da relevância da Sustentabilidade para o mercado de café, incluindo aspectos econômicos, sociais e ambientais que envolvem o setor, a CTC se debruçou em um estudo sobre o impacto ambiental na emissão de gases de efeito estufa e consumo de água de todo o seu processo produtivo.

Foi partindo de uma abordagem sistêmica que abrangeu toda a cadeia interna, de fornecedores e de logística, desde o plantio da fibra até o produto final, que a Companhia chegou ao resultado de emissão de CO2-eq negativo.

“Isso quer dizer que a Castanhal é uma empresa fixadora de carbono, ou seja, que colabora com a remoção de gás carbônico da atmosfera. De acordo com esse estudo que fizemos, cada unidade de sacaria de juta tem uma emissão de carbono de -123,35 g CO2-eq”, explica Flávio Smith, Diretor da Companhia Têxtil de Castanhal.

Intitulado Avaliação do Ciclo de Vida da sacaria de juta para café verde em grãos da Castanhal, o estudo foi realizado de maio a novembro de 2022, por equipe especializada para consultoria em soluções sustentáveis que avaliou todos os processos que envolvem a produção de fibras naturais, da fase agrícola - passando pelo envio das fibras para a fábrica, tecelagem e acabamento – até a expedição, incluindo os meios de escoamento logístico desta produção e consumo energético.

Ao longo das análises foram comparados os desempenhos da sacaria de juta com aquelas feitas de outros materiais como algodão, fibras e papel, e comprovou-se que a juta é a única a atuar como fixadora de carbono.

A política de ESG da CTC inclui ainda ações como reaproveitamento total das sobras de produção, direcionamento de resíduos fabris, cultivo livre de agrotóxicos e pesticidas e adubação natural feita pelo humus deixado nas cheias dos rios onde há o plantio, seguindo o fluxo natural de desenvolvimento da planta e sem geração de resíduos no meio ambiente.

Também estão sob este modelo de gestão a plena integração e prática do conceito de economia circular, com a promoção de boas condições de trabalho para as famílias ribeirinhas no cultivo de fibra natural, apoio técnico e agrícola na seleção de sementes e compra garantida e remuneração justa, o que contribui de forma positiva para a economia da região, estimula a atividade laboral e auxilia na fixação dos produtores à sua própria terra.

Há também investimentos em pesquisas para o melhoramento de sementes, visando a autossuficiência na produção nacional de fibras naturais e o aperfeiçoamentos da rotina da atividade agrícola e das ações de revitalização de culturas de juta e malva em diversas localidades nos estados do Pará e do Amazonas.

A Castanhal também afeta positivamente o desenvolvimento socioeconômico, promovendo iniciativas de responsabilidade social e capacitação profissional em regiões de vulnerabilidade.

Sacaria DUOBAG com fechamento que protege os grãos especiais


A CTC também levará à SIC 2022 a versão atualizada da sacaria DUOBAG, que une a juta ao um liner reciclável para proteção dos grãos com o acompanhamento de um fechamento em abraçadeira de nylon, que impede a entrada de ar no envase, protegendo os grãos de café especiais do contato com o ar, com o ambiente externo e de possíveis contaminações.

“O mercado oferece algumas opões de fechamento para o liner que acondiciona os grãos especiais, mas a abraçadeira de nylon é a mais adequada, pois também facilita e agiliza a prática do envase no armazém. O cliente que compra a sacaria DUOBAG Castanhal recebe a quantidade provisionada de abraçadeiras e pode contar com nossa equipe em caso de dúvidas sobre a forma correta de fechar a sacaria”, explica Monique Andrade, Coordenadora Comercial da linha de sacaria da Companhia.

Serviço
Semana Internacional do Café 2022
De 16 a 18 de novembro, no ExpoMinas (MG)
Av. Amazonas, 6.200, Belo Horizonte.
Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br
#conectadospelocafé

Mais informações para a imprensa
Activa Comunicação
Danielle Franco | dfranco@activacomunicacao.com.br | (11) 97687-4326 
Fatima Capucci | fatima.capucci@activacomunicacao.com.br | (11) 99242-7909

10/11/2022

Produtos relacionados
Juta Cardada
Fios de Juta
Telas de Juta
Sacaria
Fique
por dentro
das novidades

Cadastre-se e receba as novidades da Castanhal em seu e-mail.