Fique por dentro das novidades e lançamentos da Castanhal.
Confira a cerimônia de formatura da turma do curso Técnico em Têxtil, o primeiro da região Norte do Brasil
O SENAI Castanhal realizou, na noite desta quarta-feira (28), a cerimônia de formatura da turma do curso Técnico em Têxtil, o primeiro da região Norte do Brasil. A iniciativa é uma parceria do SENAI Pará com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – (SENAI CETIQT), a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará (Sectet).
No total, 44 alunos concluíram o curso, divididos entre colaboradores da CTC e da comunidade, que realizaram a capacitação de maneira gratuita. Parte do curso foi realizado à distância, enquanto que as aulas presenciais ocorreram na fábrica da CTC, ministradas pelos instrutores do SENAI Pará. O SENAI CETIQT foi o responsável pela gestão e operacionalização do curso.
Robson Wanka, gerente de Educação Profissional do CETIQT RJ, diz que o diferencial do curso é poder realizar as atividades dentro da indústria. “20% do curso é in company, usando a infraestrutura da empresa e isso é fundamental para uma formação ainda mais assertiva para a indústria, porque os funcionários aprendem nas máquinas que eles já trabalham no dia a dia”, comenta Wanka. “Essa é a concretização de um projeto que deu certo. Que este seja um marco para que venham novas turmas e deixemos um legado nessa área tecnológica têxtil e de confecção, visando o crescimento do setor dentro do nosso estado”, complementa Davis Siqueira, gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará.
Durante o curso os alunos estudaram a fundo todas as etapas da transformação da fibra têxtil em fio ou tecido, além de gestão administrativa, produção, logística e um módulo aprofundado sobre a juta, matéria-prima utilizada pela CTC. “Eu venho da área do design e sempre tive interesse pelo segmento têxtil, então quando vi essa oportunidade, não pensei duas vezes em participar, me inscrevi e hoje estou aqui me formando. O curso é fascinante e eu pretendo seguir na área”, diz Ronald Vera, um dos concluintes do curso.
Odilardo Ramos de Araújo, delegado da FIEPA em Castanhal, diz que a formação de novos profissionais deve fortalecer o setor têxtil na região. “Essa é uma iniciativa pioneira, que vai possibilitar maior desenvolvimento por meio da mão de obra qualificada que se está se formando. A gente espera que muitas outras venham para que se somem a este efetivo que a gente está destinando ao mercado de trabalho de forma muito técnica e profissional,” destaca.
Agora com o diploma em mãos, os profissionais estão aptos a planejar e coordenar os processos têxteis, controlar a qualidade e as características dos produtos e desenvolver novos produtos e processos, seguindo normas e procedimentos de qualidade, de meio ambiente, de saúde e segurança do trabalho. “Foi muito gratificante ver que a gente teve uma adesão boa no curso, com poucas desistências, mesmo no cenário de pandemia. Temos um futuro bom para fazer novos cursos de capacitação, para que a gente tenha cada vez colaboradores preparados para os desafios”, ressalta o diretor-presidente da CTC, Hélio Meirelles. “Cremos que este foi um passo importante para a formação de mão de obra qualificada em Castanhal e estamos dispostos a fazer muito mais, contando com essas parcerias fortes e pessoas dispostas a investirem na educação profissional, pois isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, conclui secretário da Sectet, Hélio Leite.
Fonte: SENAI PA
03/07/2023
Cadastre-se e receba as novidades da Castanhal em seu e-mail.